26 de novembro de 2010

Bolsa tenta superar resistência dos investidores ao Índice de Sustentabilidade

Com o objetivo de superar a falta de interesse da comunidade financeira pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE, um dia após a divulgação da nova carteira de ações que compõem esse índice, a BM&FBovespa anunciou hoje o lançamento de um fundo que será negociado na Bolsa: o ETF (Exchange-Traded Fund), que irá replicar a carteira de ações do ISE. Certamente uma iniciativa importante para que esse índice continue incentivando a adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas e possa se tornar referência para investidores.

19 de novembro de 2010

Mudança do clima mobiliza empresas e investidores

Às vésperas da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP16), que se realizará a partir de 29/11/2010 em Cancun, no México, empresas e investidores apresentam suas propostas na direção de uma economia de baixa emissão de carbono.

12 de novembro de 2010

Direitos humanos e mudanças climáticas são desafios para o setor financeiro

A última edição do Diálogos Itaú de Sustentabilidade, ocorrido no dia 8/11, teve como tema “Setor Financeiro, Meio Ambiente e Sociedade: Tendências e Desafios”. Nesse evento, Motoko Aizawa, consultora em sustentabilidade da International Finance Corporation – IFC, destacou o exemplo da China de atuação conjunta do banco central, ministério do meio ambiente e autoridade reguladora dos bancos no sentido de definir critérios de avaliação do risco socioambiental na concessão de crédito às empresas. A respeito do exemplo chinês, leia o nosso post Banco Central da China cria “lista suja” de empresas poluidoras de 3/12/2007.