29 de março de 2012

Exploração do pré-sal: falta informação e debate mais profundo

Semana passada, justamente quando ocorria a divulgação de um segundo vazamento de petróleo na bacia de Campos, a Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP realizou a Conferência Internacional do Petróleo.

Conferência foi presidida pelo prof. José Goldemberg. Os painéis foram coordenados pelo prof. Francisco Paletta, da faculdade de engenharia da FAAP, e tiveram a participação de relevantes especialistas brasileiros e internacionais. O que mais se ouviu da maioria deles diz respeito à falta de transparência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e da Petrobras na divulgação de informações, o que tem impedido um debate mais profundo pela sociedade brasileira sobre a exploração pré-sal.

5 de março de 2012

Bancos chineses têm novas regras socioambientais

A Comissão Reguladora dos Bancos da China (The China Banking Regulatory Commission - CBRC) acaba de introduzir novas regras para o setor bancário visando a promover melhores práticas de sustentabilidade nos negócios. A partir de agora, os bancos chineses deverão cortar os empréstimos para indústrias altamente poluidoras e consumidoras de energia e passar a privilegiar o financiamento de indústrias e projetos da chamada economia verde.