Negócios Sustentáveis

Novo livro aborda a avaliação do risco socioambiental no setor financeiro

O ponto central do meu mais novo livro Sustentabilidade nos Negócios do Setor Financeiro: Avaliação do risco socioambiental na decisão de crédito é demonstrar o papel do setor financeiro na promoção do desenvolvimento sustentável.

O setor financeiro enfrenta um novo desafio que vai além da turbulência e maior volatilidade nos mercados. Esse desafio consiste em saber como avaliar corretamente uma vasta série de variáveis socioambientais que até há pouco não eram uma preocupação das instituições financeiras. Em termos da gestão dos riscos e oportunidades socioambientais no setor financeiro brasileiro, é o Banco Rabobank Brasil, de origem holandesa, que se destaca com a sua inovadora e bem formulada política de crédito socioambiental para o setor do agronegócio. 


Por meio do exemplo do Banco Rabobank verifica-se que a adoção de critérios para avaliação do risco socioambiental no processo de decisão de crédito não é um fator limitador de negócios. Pelo contrário, ao considerar as questões socioambientais as instituições financeiras não apenas reconhecem sua vulnerabilidade em relação aos impactos dessa natureza, mas, sobretudo, têm a oportunidade privilegiada de desenvolver novos produtos financeiros e gerar valor ao negócio. 

O tema do livro se insere no contexto da Resolução 4.327 do Banco Central, que estabelece diretrizes para implantação de política de responsabilidade socioambiental pelas instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário