30 de maio de 2017

BNDES pretende aprimorar a gestão do risco socioambiental na concessão de financiamentos

Num movimento positivo, porém tardio, o BNDES acaba de anunciar que irá aperfeiçoar suas políticas socioambientais à luz dos Padrões de Desempenho da International Finance Corporation - IFC, subsidiária do Banco Mundial financiadora de empresas.


Os Padrões de Desempenho são o conjunto de diretrizes utilizadas pela IFC para identificar e avaliar os impactos e riscos socioambientais no financiamento de projetos dos mais diversos setores de atividades. São considerados referência global para o gerenciamento do risco socioambiental no setor financeiro. Tanto é que, em 2003, os bancos privados, ao lançarem os Princípios do Equador (Equator Principles), também passaram a adotar os Padrões de Desempenho da IFC. Os Princípios do Equador são utilizados atualmente por 90 instituições financeiras mundiais. Todos os grandes bancos brasileiros, estatais e privados, os utilizam há mais de uma década.

Para harmonizar suas políticas socioambientais com as utilizadas pelo setor privado e pela IFC, a via mais rápida e eficiente seria o BNDES adotar desde já os Princípios do Equador. Contudo, o Banco informa que o Memorando de Entendimento com a IFC terá duração de dois anos. Ao fim desse período, o BNDES informa que poderá vir a utilizar os Padrões de Desempenho da IFC no aprimoramento de suas diretrizes socioambientais. Considerando que o BNDES é o maior financiador de projetos do País e que repassa seus recursos para os bancos privados, seria importante haver a harmonização de políticas socioambientais utilizadas no setor financeiro nacional. Facilita a sindicalização das operações financeiras entre os bancos e a gestão socioambiental dos projetos que estão em busca de financiamentos.

Seria oportuno que o BNDES se espelhasse também na política de transparência da IFC, segundo a qual as informações e a documentação e os planos de ação para mitigação dos impactos e riscos socioambientais exigidos dos projetos financiados podem ser acessados no site da IFC. A conferir, portanto, os resultados do referido Memorando de Entendimento entre as duas instituições financeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário